Wolf Consórcios - Blog - Consórcio x Financiamento. Qual é a melhor opção?

Tanto o consórcio quanto o financiamento são opções utilizadas por pessoas que desejam adquirir bens ou serviços, como carros, imóveis ou outros produtos de valor elevado. No entanto, eles funcionam de maneiras diferentes.

No consórcio, um grupo de pessoas se junta, paga parcelas mensais e é contemplado por sorteio ou lance. Não há juros, mas há taxas administrativas. Os consórcios oferecem opções flexíveis de pagamento, permitindo que você escolha um plano adequado às suas possibilidades financeiras.

Um diferencial no consórcio Wolf comparado aos bancos é a possibilidade de comercialização do crédito após a contemplação, ou seja, você recebe o valor da venda desse crédito em dinheiro. Além disso, aqui você tem a vantagem de investir meia parcela até a contemplação. Essa flexibilidade permite que o consórcio seja encarado como um investimento.

Já no financiamento, uma instituição financeira, como um banco, fornece o valor necessário para a compra do bem de forma imediata, e o indivíduo paga parcelas mensais com juros até quitar o empréstimo. Os juros podem ser pré-fixados (já estabelecidos no início do contrato) ou pós-fixados (variam de acordo com algum índice, como a taxa Selic).

No financiamento você compra 1 casa e paga 3, em virtude dos juros excessivos. Diferente do consórcio que possui apenas uma taxa administrativa fixa. Por isso é importante avaliar cuidadosamente sua situação financeira, considerar as taxas de juros e os termos do financiamento antes de tomar uma decisão.

A escolha depende da urgência da compra e da capacidade de pagamento. É importante lembrar que, embora ambas opções tenham os seus benefícios, é essencial avaliar cuidadosamente cada uma das opções. Planeje-se e faça uma escolha inteligente.