Wolf Consórcios - Blog - Reserva de emergência: o que é e como criar uma

O que é reserva de emergência e para que serve?

A reserva de emergência é uma economia realizada ao longo do tempo que seja capaz de bancar suas despesas mensais fixas por um determinado período, que deve ser acionada quando a pessoa sofre uma queda repentina de renda ou tem custos elevados também de maneira inesperada.  Ter uma reserva de emergência adequada evita o acúmulo de dívidas, a venda de bens ou a necessidade de recorrer a empréstimos com juros altos, proporcionando um amortecedor financeiro para momentos de crise.

Formar uma reserva de emergência é o primeiro passo para ter uma vida financeira equilibrada e para manter a saúde mental em dia. Ter uma reserva de emergência traz uma sensação de segurança e tranquilidade. Esse “colchão” fornece tranquilidade psicológica para as pessoas, pois funciona como uma espécie de seguro para casos como uma demissão inesperada, o surgimento de uma doença na família ou outra situação imprevista.

Quando não se tem uma reserva de emergência, tanto o presente quanto o futuro das famílias ficam comprometidos. Esse é um dos erros que você precisa e pode evitar.

 Aqui separamos 5 Dicas para criar a sua reserva financeira.

 1 - Faça um orçamento e calcule o valor necessário para sua reserva

2 - Estabeleça um objetivo

3 - Não espere sobrar dinheiro para poupar

4 - Escolha uma conta específica e conheça opções de investimento

5 - Mantenha o foco e evite tentações

Onde investir a reserva de emergência?

“A reserva de emergência valor deve estar em um tipo de aplicação onde possua liquidez imediata, segurança e baixa volatilidade”, segundo especialistas do mercado financeiro. “De modo que o dinheiro possa ser retirado a qualquer momento sem riscos de prejuízo e com rendimentos que aumentem o valor investido”.

É importante lembrar que, ao investir sua reserva de emergência, o objetivo principal é preservar o capital.

Cada pessoa tem circunstâncias financeiras diferentes, por isso é recomendável consultar um profissional financeiro para avaliar suas opções de investimento e determinar a estratégia mais adequada para sua reserva de emergência.

Por que fazer meu consórcio com a Wolf?

A Wolf Consórcios te ajuda a escolher as melhores oportunidades, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do patrimônio familiar ou pessoal. Nós somos uma empresa especialista em oferecer as melhores soluções para nossos clientes. Através do planejamento das parcelas, a isenção de juros e a facilidade da meia parcela, podendo mudar completamente o seu futuro financeiro. Investir dinheiro de forma inteligente é essencial para alcançar metas financeiras de longo prazo e criar riqueza sustentável. Com o consórcio, você tem a opção de pagar meia parcela, o que facilita colocar as suas finanças em dia, e de certa forma gera essa “poupança” forçada. Nosso principal objetivo, por meio do consórcio, é proporcionar aos nossos clientes uma transformação positiva em sua educação financeira, trazendo-a para suas vidas de forma prática e efetiva. Obtenha maiores informações em nosso site ou entre em contato com um de nossos consultores.

Independente de qual o seu objetivo, NÓS SOMOS O COMO! 🐺