Wolf Consórcios - Blog - Como investir para a sua aposentadoria

Atualmente, a idade mínima para aposentadoria no Brasil é de 65 anos para homens e 61 anos para mulheres. De acordo com dados do IBGE, a média de tempo trabalhado pelos brasileiros é de 33 anos. Embora a expectativa de vida no país seja de 76 anos, aqueles que já atingiram a idade mediana podem esperar viver, em média, até os 84 anos.

Isso quer dizer que, em média, teremos que investir dinheiro ao longo de 33 anos, assumindo aposentadoria aos 65. Em seguida, esse dinheiro acumulado terá que ser desinvestido, cautelosamente, ao longo dos 20 anos seguintes, supondo que você viva até os 85.

Um quinto dos brasileiros, entretanto, viverá mais do que 90 anos. Essa incerteza há cerca de quanto tempo viveremos é mais um complicador em nosso planejamento.

Economia no Brasil

Atualmente, a economia do Brasil enfrenta um cenário desafiador, com diversos desafios e oportunidades. A inflação no Brasil tem sido uma preocupação nos últimos anos. É importante destacar que a situação econômica pode estar sujeita a mudanças rápidas e é sempre recomendável obter dados atualizados para análises.

Segundo a Forbes Money, as perspectivas para a economia brasileira vêm melhorando significativamente ao longo dos últimos meses. A edição mais recente do Relatório Focus, publicada pelo BC (Banco Central) na segunda-feira (15), mostrou que a projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) pelos especialistas do mercado financeiro para este ano era de 1,02%, a maior desde o fim de 2022. No início do ano, o mesmo Focus previa um avanço mais modesto, de 0,80%. No entanto, os números cresceram sistematicamente desde então. Fonte Forbes Money

Nós podemos te ajudar a planejar sua aposentadoria.

Programar a aposentadoria é um conceito importante e relevante nos dias de hoje, considerando as preocupações crescentes em relação à estabilidade financeira e à segurança após a vida profissional.

Ao programar a aposentadoria, é essencial ter um plano financeiro sólido e estratégias bem definidas. Aqui separamos algumas dicas para que você possa se programar.

1 - Estabeleça metas claras: Defina os objetivos que você deseja alcançar na aposentadoria.

2 - Avalie sua situação financeira atual: Faça uma análise completa de sua situação financeira atual, incluindo renda, despesas, ativos e dívidas.

3 - Crie um orçamento:  Leve em consideração todas as suas despesas regulares, incluindo gastos com moradia, alimentação, saúde, lazer e outros.

4 - Poupança para a aposentadoria: Comece a poupar o mais cedo possível.

5 - Diversifique seus investimentos: Ao investir para aposentadoria, é importante diversificar sua carteira de investimentos.

Conte com a Wolf para planejar seu futuro e a sua aposentadoria.

Temos a facilidade de investir meia parcela até a contemplação, e ao ser contemplado você decide se #vaidesonho ou revender sua carta de crédito através do programa #vaidepix.

Além disso, caso você escolha usar o crédito para compra de algum bem, estará comprando o mesmo sem juros expressivos como é o caso do financiamento, e pode usar esse bem para gerar uma renda extra.

Faça agora mesmo uma simulação ou fale com um de nossos consultores.