Open Banking :: O que é?

Home / Blog

Em breve teremos mais uma novidade no mercado financeiro, além do Pix que foi revolucionário para as transações bancárias, sendo isento de tarifas e 7 dias por semana, agora vem aí o Open Banking, anunciado pelo Banco Central.

O termo em inglês, traduzido literalmente para “Banco Aberto”, funciona como uma espécie de rede de dados entre instituições financeiras. A partir do consentimento do cliente, os bancos físicos e digitais deverão compartilhar dados e informações de seus clientes para que outros bancos tenham acesso. Dessa forma, trazendo maior concorrência entre as instituições, que poderão fazer ofertas de produtos e serviços para clientes de seus concorrentes, trazendo benefícios para o consumidor, que poderá obter tarifas mais baixas e condições mais vantajosas, tudo já personalizado de acordo com suas necessidades. Quem, por exemplo, possui mais de uma conta bancária ou tem conta em um banco e empréstimo em outro, poderá ver todas as suas informações em um único local.

O compartilhamento das informações será feito via API (Application Programming Interface) que estará presente nos sites e aplicativos dos bancos, será um formato padrão de informações, aonde o cliente e os bancos terão acesso as mesmas informações, desde que o usuário aceite compartilhá-las. Todo esse processo será feito em um ambiente seguro e de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), possibilitando ao consumidor poder encerrar o compartilhamento de suas informações com os bancos a qualquer momento.

O conceito do open banking é recente. Ainda assim, já existem exemplos de países que usam o modelo, enquanto outros avançam estágios para implementar a ideia, especialmente na Europa. O Reino Unido foi pioneiro no assunto, quando iniciou os trabalhos com o open banking em 2018.

Gostou da novidade?

Diz pra gente se você compartilharia suas informações bancárias para obter melhores ofertas!

#novidades #bancos #bancocentral #openbanking #bancoaberto #consorcio #investimentos #wolfconsorcios #hsconsorcios #finanças #dinheiro #canoas #sãoleopoldo #saosebastiãodocai #valedocai #valedosinos #grandepoa

Voltar